Imbolc
- Vânia Pereira

- 17 de fev. de 2021
- 2 min de leitura

Esta data simboliza a purificação e o retorno da luz após as privações do Inverno. É uma época de celebração ao Sol que começa a fortalecer-se, voltando à aquecer novamente a Terra aos poucos.
Neste festival, a Mãe Natureza começa a despertar graças ao calor e brilho do Sol.
Os dias começam a ficar mais longos, demostrando que a primavera está a caminho. Apesar de ainda ser inverno, o frio já é menos intenso e toda a vida parece despertar junto com a Deusa diante do terreno da luz e da promessa de dias mais quentes. É neste período que os animais começam novamente o seu período de produção de leite (lactação).
É um festival de fogo e luz. Uma das principais tradições desta época é acender muitas velas e fogueiras, representando tanto a nossa própria luz interior quanto a luz e o calor que estão a aumentar, trazendo de volta a esperança aos nossos corações além de simbolizar a iluminação do espírito, a busca por novos conhecimentos, o poder criador e a nova vida.
A energia deste festival é marcada pelo despertar das sementes, dos novos planos e projetos, pela iniciação ou confirmação em um caminho espiritual ou em novas atividades, pela renovação das energias, pela busca de presságios e preparação para sua realização.
Um costume ligado à Imbolc é a purificação material e espiritual através do ato de varrer energeticamente as energias e sentimentos ruins para fora do seu lar. Use a sua vassoura mágica ou um ramo de ervas (como alecrim, arruda, sálvia, etc.) e varra de dentro para fora de cada ambiente, pedindo à Mãe Terra que todas as energias negativas sejam banidas e que a luz e o calor assumam o lugar.
ℭ𝔬𝔯𝔯𝔢𝔰𝔭𝔬𝔫𝔡𝔢̂𝔫𝔠𝔦𝔞𝔰: Incensos: olíbano, sândalo, cravo e canela.
Cristais: quartzo branco e rosa, citrino, turmalina amarela, âmbar, berilo, etc.
Plantas: sálvia branca, calêndula, salgueiro, freixo, aveleira, verbena.
Símbolos: fogo, fogueira, velas cruz de Brigid, bonecas de palha, rodas de palha de milho, espigas de trigo, neve derretendo, flores brancas, vassouras, etc.
Cartas do Tarot: A morte, a Imperatriz e a Estrela.
Divindades: todas relacionadas com o retorno da luz, fogo, purificação, leite e nutrição.
.png)




.png)
Comentários